SUS vai distribuir 2,5 milhões de canetas reutilizáveis para insulina
O Ministério da Saúde vai receber 2,5 milhões de canetas reutilizáveis para insulina. A quantidade representa o primeiro lote que será entregue às unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 321 mil canetas já foram entregues pela empresa fornecedora e distribuídas aos estados brasileiros. Até outubro, outras 2,2 milhões de unidades devem ser recebidas para, em seguida, serem distribuídas e totalizar a quantidade estimada.
O produto é indicado para administração das insulinas NPH e regular, e tem validade de três anos após o primeiro uso. Somente em 2024, foram entregues mais de 2,1 milhões de unidades.
A reutilização das canetas representa uma alteração importante no sistema público de saúde. Antes, a injeção de insulina era feita por produtos descartáveis, que já vinham pré-abastecidos.
No novo produto, o refil do medicamento deve permanecer acoplado até o uso da última dose, e é exibido o quantitativo do medicamento que deve ser administrado. Essa mudança de tecnologia exigiu que a empresa disponibilizasse um quantitativo maior de dispositivos.
No total, mais de 62 milhões de unidades de insulina já foram entregues aos governos estaduais para distribuição à população em 2025. Outras 7,6 milhões de unidades devem ser enviadas ainda neste ano. O acesso às canetas é gratuito nas Unidades Básicas de Saúde.
Agência Brasil