João Azevêdo abre Semana Nacional de Trânsito e entrega premiações do Desafio Nota 1000 a estudantes da rede estadual

O governador João Azevêdo participou, nesta sexta-feira (19), na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), em João Pessoa, da abertura da Semana Nacional de Trânsito na Paraíba, cujo tema é “Desacelere! Seu bem maior é a vida”, mesmo instituído para o Movimento Maio Amarelo e escolhido por votação popular.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se pensar no cuidado com o excesso de velocidade, harmonia no tráfego, acessibilidade e sustentabilidade para promover um trânsito mais seguro e humano na hora de dirigir um carro, pilotar uma moto ou como ciclista ou pedestre.

Na solenidade foram assinados editais para o concurso de curta-metragem para estudantes do Ensino Médio; concurso de mangá com o tema: Desacelere, seu bem maior é a vida; e concurso de cordel destinado a estudantes do todos os ciclos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estudantes privados de liberdade.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual, que recebeu do Detran-PB a medalha de honra ao mérito de trânsito, destacou a necessidade da realização de campanhas educativas e de conscientizar a população sobre a segurança no trânsito. “Nos últimos anos, mais de 102 mil pessoas vítimas de acidente de trânsito foram atendidas nos Hospitais de Trauma de João Pessoa e de Campina Grande. Cerca de 80% das pessoas internadas nos hospitais são vítimas de acidente de moto, mais de 30 mil pessoas morrem ao ano no país em decorrência de acidentes e esses números demonstram o quanto as campanhas são necessárias porque precisamos levar para a população a cultura da direção com responsabilidade e seriedade”, frisou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, ressaltou a importância da união entre a administração pública e a sociedade civil para evitar tragédias nas estradas. “Essa é uma oportunidade para que a gente possa sempre reacender esse debate porque precisamos combater a violência no trânsito com muita firmeza, educação e conscientização porque a quantidade de vítimas fatais e sequeladas é muito grande. Esse debate precisa ser compartilhado com a sociedade que precisa se envolver nessa discussão e colaborar com o poder público. Esse não é um problema fácil de resolver, mas precisa ser encarado por todos”, enfatizou.

O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, pontuou que a Semana Nacional de Trânsito, que será finalizada no dia 25 de setembro, prevê a realização de 37 ações educativas em todas as regiões da Paraíba com o trabalho integrado para salvar vidas. “Essa é uma semana de conscientização e de respeito à legislação de trânsito, o que é muito importante para reduzirmos a mortalidade no nosso país e no nosso Estado. Nós estaremos fazendo campanhas educativas do Sertão ao Litoral e também fiscalização, não só nas Ruas, mas dentro das escolas. O decreto Paraíba pela Paz no Trânsito, assinado pelo governador João Azevêdo, tem contribuído com o monitoramento diário de acidentes e precisamos entender que mudar culturas é possível”, falou.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba (PRF-PB), Pedro Ivo, afirmou que durante a Semana Nacional de Trânsito, a corporação está levando a carreta da saúde e visitando os municípios para dialogar com a população. “A Semana Nacional de Trânsito é um momento de integração entre os órgãos e de pensar como estamos nos comunicando com os usuários das vias, tanto para que eles reflitam sobre suas formas de conduzir, mas também nós, como profissionais, em pensar em novas formas de comunicar. É importante que a conduta humana seja pensada porque o fator humano na causa de acidentes é muito alto”, observou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *