Alguma coisa acontece… – Por Lenilson Oliveira
A polarização política no Brasil parece não ter arrefecido, pelo menos nas redes sociais, com os últimos acontecimentos.
O que se ainda se vê muito são trocas de memes, xingamentos, ameaças de todos os tipos, acusações de um lado a outro, notícias mornas sobre isso ou aquilo, defesas de Lula por uns e de Bolsonaro por outros…
E assim caminha o Brasil rumo às eleições presidenciais de 2026.
De um lado, a candidatura do presidente Lula à reeleição já posta na mesa.
Do outro, as indefinições, fogueiras de vaidades e rusgas internas no bolsonarismo.
No centro, literalmente, o “Centrão”, dúbio e fisiologista por natureza, acena para os dois campos da batalha, estudando as vantagens de um lado e outro.
A condenação de Bolsonaro e núcleo principal da tentativa de golpe pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a derrocada da “PEC da Blindagem” no Senado, após aprovação vergonhosa pela Câmara dos Deputados, os atos populares e democráticos, uns com a bandeira estadunidense e outros com a brasileira, o iminente arquivamento da anistia presumida pela extrema direita em prol, principalmente, do ex-presidente e os seus, as sanções norte-americanas contra o Brasil e agora o aceno de Trump a Lula, tem colocado o país numa indefinição total.
O que não tem faltado são comparações de um lado a outro, colocando ações e omissões dos governos Bolsonaro e Lula, para ficar nesses dois últimos, procurando culpados pelo caso dos golpes contra os aposentados do INSS, por exemplo. E o mar de lama se espalha cada vez mais.
Enquanto isso, os brasileiros – esquerdistas, direitistas e neutros – acordam todos os dias com a certeza de que alguma coisa acontece no país. De bom ou ruim, dependendo do ponto de vista, só o futuro dirá.
Vamos pra frente…