Na Assembleia, Doutora Paula alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta quarta-feira, 1º de outubro, para fazer um alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A parlamentar ressaltou que a detecção antecipada da doença, aliada a um tratamento adequado, pode garantir maior chance de cura e reduzir significativamente a mortalidade.

“É fundamental que as mulheres estejam atentas à sua saúde. A prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas. Quanto mais cedo identificarmos a doença, maiores são as chances de cura e de qualidade de vida”, afirmou Doutora Paula.

A deputada destacou que o Ministério da Saúde atualizou os critérios para rastreamento, recomendando a realização da mamografia a partir dos 40 anos em mulheres com histórico familiar da doença. Em casos específicos, o exame pode ser feito a partir dos 35 anos.

Além da mamografia, a parlamentar reforçou a importância da autoavaliação, por meio da palpação das mamas, observação de alterações como espessamento da pele e demais sinais que possam indicar alterações. Ela também chamou atenção para os casos mais graves, quando há metástase, destacando a necessidade de exames como o PET-Scan, além da avaliação da saúde óssea por meio da densitometria da coluna lombar e do fêmur a cada dois anos.

Segundo Doutora Paula, mulheres submetidas à hormonioterapia devem seguir rigorosamente o tratamento, já que a adesão contribui para melhorar a sobrevida, reduzir o risco de recidiva e evitar o surgimento de novos tumores.

Por fim, a deputada orientou que as mulheres façam a mamografia anualmente durante três anos e sejam acompanhadas pela Atenção Especializada. Após cinco anos, a recomendação é realizar o exame a cada dois anos, com acompanhamento pela Atenção Primária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *