Da Arribaçã: Obra de Porcina Furtado será lançada na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

O livro “Travessia”, de Porcina Furtado, será lançado neste domingo (5), às 17h, na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. A obra foi selecionada no edital Arte na Bagagem, do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). Foram selecionados, ainda, mais 27 escritores para lançamentos de suas obras na XV Bienal, que acontece até 12 de outubro, no Centro de Convenções de Olinda-PE.

Os selecionados lançarão seus livros no espaço da Livraria A União – EPC durante a Bienal e receberão um prêmio no valor de R$ 3.000,00 destinados ao custeio de despesas pessoais, como transporte, alimentação e logística de exemplares. O resultado final está disponível nos sites da EPC https://epc.pb.gov.br/ e da Secult-PB https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/programas/arte-na-bagagem, e redes sociais das duas instituições, assim como a programação dos lançamentos.

Foram escolhidas obras literárias nos gêneros: Romance, Conto, Crônica, Cordel, Poesia, Literatura Infantojuvenil e Biografia. As obras foram avaliadas por uma Comissão de Seleção composta por cinco profissionais com experiência comprovada em literatura, edição ou crítica literária. Os critérios de avaliação foram: originalidade e relevância da obra; qualidade estética e literária; qualidade de escrita; impacto social e contribuição cultural; e aspectos formais.

A Bienal – A XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco acontece de 3 a 12 de outubro de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, consolidando-se como o terceiro maior evento literário do país e o principal do Nordeste. Em sua edição comemorativa de 30 anos, o evento apresenta o tema “Ler é sentir cada palavra”, reforçando a importância da leitura como experiência sensorial e acessível a todos. A Bienal é realizada com o incentivo da Lei Rouanet, do Governo Federal, tem patrocínio premium da Petrobras e realização assinada pela Cia de Eventos, Ideação e Vox Produções. Informações pelo site https://bienalpernambuco.com/ .

Sobre a obra: “Travessia”, obra de Porcina Furtado, foi publicada em 2024 pela Arribaçã. Em texto de apresentação, a escritora Maria Valéria Rezende diz que nos poemas do livro “florescem a beleza e a complexidade desse caminho de descoberta e revelação da mulher que luta por sua vida e expressão livre”. A capa e o projeto gráfico são de Getúlio Salviano.

Porcina Furtado é natural de Sousa (PB). Poeta, atriz, produtora cultural, professora, graduada em Letras pela UFPB, especialista em Gestão Escolar pelo IFRN. Seu primeiro livro de poemas impresso é “Ilha Perdida”, publicado pela Arribaçã Editora em 2021. Organizou em 2023 para a Arribaçã o livro “Cordel do encanto feminino: Coletânea de cordelistas nordestinas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *