IFPB é incluído em eixo prioritário e deve receber recursos extras em 2026

A bancada federal paraibana decidiu destinar mais recursos para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A decisão ocorreu em uma reunião na terça-feira (11), quando os parlamentares definiram as oito áreas prioritárias que receberão verbas por meio de emendas de bancada. O IFPB foi incluído no Eixo 6 dessas prioridades. A medida foi anunciada Reitoria pelo senador Efraim Filho, presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), durante visita de uma comitiva do Instituto ao parlamentar.

Desde segunda-feira (10), uma caravana de gestores do IFPB, liderada pela reitora Mary Roberta Meira Marinho, está em Brasília-DF, visitando os parlamentares paraibanos em busca de recursos de emendas para fortalecer as ações institucionais. Durante a visita aos gabinetes, a Reitoria e os diretores-gerais de campi apresentam a deputados federais e a senadores demandas que abrangem desde pleitos amplos da instituição até pedidos específicos das unidades de ensino.

A inclusão do IFPB no Eixo 6 das prioridades de emendas de bancada foi recebida com satisfação pela Reitoria. De acordo com a legislação sobre emendas parlamentares, a inclusão em um dos eixos prioritários definidos pela bancada é o critério fundamental para que a entidade possa receber a destinação de recursos por meio desse tipo de emenda. “De oito eixos, para receber emendas de bancada, o IFPB foi contemplado no Eixo 6. Isso é um reconhecimento da bancada paraibana de que nós temos grandes préstimos ao nosso Estado, estamos em todas as regiões geopolíticas e isso é muito importante”, afirmou a reitora do IFPB.

Ela acrescentou que os institutos federais são a cara do Brasil, e o IFPB é a cara da Paraíba. “Pela nossa visão de trabalho, de compromisso social, de desenvolvimento científico e tecnológico é que nós obtivemos esse êxito. Então, a gente segue garantindo que o IFPB esteja em 2026 nas emendas de bancada”, pontuou. Os valores a serem repassados ao Instituto, conforme anunciado pelos parlamentares paraibanos, ainda deverão ser detalhados na proposta orçamentária final, a ser apreciada posteriormente pelo Congresso Nacional.

Ao receber os gestores do IFPB, o senador Efraim Filho afirmou que o Instituto tem sido beneficiado anualmente com emendas parlamentares de sua autoria. “Nós somos daqueles parlamentares que temos contemplado todos os anos o IFPB. É claro que a gente não consegue atender de tudo, de todos. Então, há ocasiões em que eu não consigo chegar através de uma prefeitura, mas o IF é um espaço para que a gente chegue”. Como exemplo de investimentos nos municípios por meio do IFPB, ele citou ações nos campi Princesa Isabel, Picuí e Santa Luzia.

Efraim Filho destacou a importância da presença da comitiva do IFPB em Brasília, esta semana, quando as decisões sobre as emendas estavam em pauta. “O orçamento é uma eleição de prioridades. E isso passa pela capacidade de mobilizar. Então, quem consegue mostrar melhor o planejamento, quem consegue mostrar uma agenda de mobilização, acaba impactando mais. E por isso que o IFPB, comparado com as outras entidades, tem tido um padrão bem acima da média. Essa visita de vocês é própria das relações institucionais, de forma transparente, de forma republicana”, comentou. O senador também relembrou que “a chegada do IFPB às emendas de bancada” é fruto de sua coordenação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *