TRE-PB realiza universalização do atendimento ao eleitor paraibano

O eleitor paraibano pode ser atendido em qualquer Cartório Eleitoral do Estado. Isso é possível por meio do serviço de universalização do atendimento, oferecido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Todas as Zonas Eleitorais do Estado, entre Cartórios e Centrais de Atendimento ao Eleitor, podem realizar operações de alistamento eleitoral, atualização de dados cadastrais, transferência de domicílio e coleta da biometria.

Segundo o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos (COGECAD), Charles Oliveira, a universalização do atendimento eleitoral possibilita que qualquer eleitor paraibano seja atendido em qualquer unidade eleitoral do Estado, independentemente do município de votação.

“Na prática, isso significa que o eleitor que mora em Cajazeiras, mas esteja temporariamente em João Pessoa, pode realizar uma atualização cadastral na capital, sem precisar retornar ao seu município de origem.”

Esse serviço não é adotado por todos os Tribunais Regionais Eleitorais. Em alguns Estados, o eleitor só pode regularizar sua situação eleitoral na Zona Eleitoral do seu município de origem.

De acordo com o coordenador da COGECAD, o atendimento universalizado para transferência de domicílio eleitoral exige a comprovação de que o eleitor pertence ao município paraibano. “O eleitor que desejar transferir seu título para João Pessoa ( atual domicílio eleitoral) pode efetuá-lo em Campina Grande, por exemplo, desde que apresente um comprovante de endereço em seu nome ou de parente próximo”, explicou Charles Oliveira.

Já o eleitor de outro Estado que esteja passando férias em algum município paraibano não pode realizar serviços eleitorais na capital, a não ser que deseje transferir o domicílio eleitoral para a Paraíba e já possua vínculo empregatício no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *