João Azevêdo prestigia abertura do Fest Aruanda e recebe homenagem por investimentos no audiovisual
O governador João Azevêdo participou, na noite dessa quarta-feira (3), em João Pessoa, da abertura da 20ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba (Fest Aruanda), oportunidade em que foi homenageado com o troféu Parceiro do Cinema Paraibano, um reconhecimento aos investimentos do estado no audiovisual.
Neste ano, o Festival traz uma novidade com a realização do Fest Aruanda Praia, que será realizado nesta quinta (4) e sexta-feira (5), com cinema e música na Praia de Tambaú, em João Pessoa. Na noite dessa quarta, o evento foi aberto com o lançamento literário da biografia do presidente da República do Brasil: “Lula”, volume 1, com a presença do escritor e jornalista Fernando Morais, e a estreia do filme “Ary”, dirigido por André Weller (RJ).
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou o esforço do governo para fomentar a produção cultural da Paraíba. “São mais de R$ 90 milhões investidos e temos mais de 20 mostras de cinema Paraíba afora. Somos uma terra que é referência no cinema brasileiro, que tem uma história muito grande ligada ao segmento e o Fest Aruanda é nossa maior referência porque já está consolidado no mercado e tem respeito nacional”, frisou.
O gestor também destacou as novidades desta edição e as parcerias com o Governo do Estado. “A nossa expectativa é muito alta. Este ano, vamos ter uma inovação extraordinária. Amanhã, nas arenas de Tambaú, vamos assistir a um documentário sobre Raul Seixas e depois a um show. Da mesma forma, na sexta-feira com Sidney Magal, e eu não tenho dúvida de que esse evento entrará no calendário de eventos da Paraíba porque a cada ano traremos novos documentários e shows, ou seja, é uma renovação real, fazendo o festival sair das salas de cinema e isso é extraordinário”, acrescentou.
O fundador e diretor do festival, Lúcio Vilar, evidenciou a alegria de festejar os 20 anos do Fest Aruanda com um importante diferencial na programação. “Essa é uma edição comemorativa de duas décadas e montamos uma programação que fizesse jus a essa data. Nós estamos apostando em uma postura ainda mais democrática do que o festival já tem, chegando às areias da praia de Tambaú para oferecer cinema e música, alcançando um público muito mais diversificado”, falou.
O secretário de Cultura, Pedro Santos, destacou o apoio do Governo do Estado para assegurar o fortalecimento do festival. “Desde 2019, nós buscamos dar esse suporte ao Festival e isso tem sido uma crescente. A cada ano, o governo tem chegado junto, através da Secretaria de Cultura, Funesc, EPC, Cagepa, PBGás para dar esse suporte. Agora, temos uma inovação e nada mais democrático do que levar o festival à praia, que é acessível a todos os públicos, dialogando com os paraibanos e turistas”, comentou.
Prestigiaram a solenidade a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; e o presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), Jailson Galvão.
