Zé Aldemir participa de sessão na Assembleia Legislativa e se emociona ao falar de atendimento a crianças na rede pública de saúde
O ex-prefeito de Cajazeiras e pré-candidato a deputado estadual, Zé Aldemir, participou de sessão especial nesta quinta-feira (11) na Assembleia Legislativa dedicada à discussão de políticas públicas voltadas ao atendimento de crianças com fissuras labiopalatinas. Zé Aldemir chegou a se emocionar ao discursar na tribuna da Casa sobre o tema e sobre a homenagem ao médico Paulo Germano Cavalcanti Furtado.
Segundo ele, a sessão foi um momento importante para fortalecer o debate sobre acesso à saúde, ampliar serviços especializados e garantir que mais famílias tenham o suporte necessário nesse processo de cuidado e reabilitação.
“Quero me despir da condição de político. Já passei por essa Casa por seis legislaturas. Fui deputado federal e prefeito da minha terra natal por oito anos. Mas aqui falo como médico e cidadão. Sou cirurgião vascular. Fazia no Hospital Samaritano de 30 a 40 cirurgias vasculares por mês. Estou aqui para dar testemunho dessa dupla espetacular Paulo Germano e Gilberto Trigueiro. Quantos vezes perturbei Paulo Germano e Gilberto Trigueiro trazendo crianças de famílias do sertão que não podiam bancar cirurgia pediátrica. São profissionais que se envolvem nessa questão. Só quem conviveu e vivenciou essa relação com esses colegas é que pode dimensionar a humanização desses profissionais. De forma desprendida, faziam gratuitamente muitas vezes”, recordou emocionado.
A Assembleia também recebeu e homenageou o médico Paulo Furtado, referência no tratamento e acolhimento de pacientes, com a Comenda Napoleão Laureano.
“Sigo comprometido em apoiar iniciativas que ampliem direitos, assegurem tratamento humanizado e reforcem o compromisso da Paraíba com uma saúde pública de qualidade”, disse Zé Aldemir.
Durante a ocasião, também foram discutidas políticas públicas com o Instituto Palate, que desenvolve trabalho social e de saúde com crianças portadoras de fissuras labiopalatinas. A vice-presidente do Instituto Palate, Romênia Moura Sousa, reforçou a importância de ampliar a proteção legal e social destinada às com fissura labiopalatina e destacou que a Paraíba avançou ao reconhecer oficialmente a pessoa com fissura labiopalatina como pessoa com deficiência. A sessão solene foi proposta pelo deputado Luciano Cartaxo com o objetivo de conceder Medalha Napoleão Laureano ao médico Paulo Germano Cavalcanti Furtado, responsável pelo Instituto Palate. A honraria foi apresentada à Casa de Epitácio Pessoa pelo ex-deputado Artur Filho e a solenidade contou com a presença da deputada Dra. Paula, do ex-prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, além de médicos, familiares e amigos do homenageado.
