População paraibana escolhe nesta quarta-feira os novos membros do Conselho Estadual de Política Cultural
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Comissão Eleitoral do Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba (Consecult-PB), realiza nesta quarta-feira (17), das 9h às 17h, a eleição dos conselheiros para o Biênio 2026/2028.
A população paraibana pode comparecer às plenárias distribuídas em 48 municípios do estado e participar do processo de votação. Podem votar, eleitores a partir de 16 anos, apresentando apenas a cédula de identidade ou documento oficial com foto. O pleito vai escolher 12 titulares e 12 suplentes que irão representar a Sociedade Civil no conselho.
Conselheiros de cultura são responsáveis por levar as demandas da população para debate e encaminhamento no Consecult, que é formado por membros do poder público e da sociedade civil, em reuniões ordinárias e extraordinárias.
O Conselho Estadual de Política Cultural é um órgão colegiado do Sistema Estadual de Cultura, com atribuições normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, cuja finalidade é promover a gestão democrática da Política Estadual de Cultura. O conselho é constituído por 24 membros titulares e igual número de suplentes, sendo 50% do poder público e 50% composto da sociedade civil, ligados aos setores artístico-culturais, escolhidos dentre pessoas com efetiva contribuição na área cultural, de reconhecida idoneidade, residentes no Estado da Paraíba e nomeados por Ato Governamental.
Na 9ª Regional de Cultura, estão habilitadas para o pleito: Elizangela Duarte da Silva (Angela Duarte) e Rafaella Lopes Gonçalves Bandeira (Rafaella Lopes).
Os locais de votação estão distribuídos em quatro municípios da 9ª Regional de Cultura:
Cajazeiras – Teatro Íracles Pires – R. Doutor Líbio Brasileiro, 176, Centro;
Poço de José de Moura – Memorial Zé de Moura – Av. Tirso Alves de Moura, 59, Centro;
Poço Dantas – Secretaria de Esporte e Cultura – R.Vicente de Almeida Machado, S/N, Conjunto Manoel Francisco Ferreira;
Triunfo – Centro Cultural Francisca Fernandes Claudino – Rua Otília Leonel, S/N, Centro.
