Morre aos 81 anos o cajazeirense Iata Anderson, famoso cronista esportivo e amigo de Pelé
O radialista e cronista esportivo Iata Anderson faleceu nesta última quinta-feira (8), aos 81 anos. Nascido em Cajazeiras, Iata é ídolo de uma geração de amantes do rádio, onde começou em 1970, trabalhando na Rádio Tupi, como plantonista, considerado o primeiro e mais importante passo para quem pretende seguir na profissão.
Ficou poucos meses na emissora dos Diários Associados, então o maior império da comunicação no país. Foi para a Rádio Globo, ainda no plantão, procurando sempre o seu espaço, com paciência e muita dedicação.
Três anos depois fez a estréia no Maracanã, como repórter, entrevistando pela primeira vez um jogador profissional: Samarone. Os trepidantes Denis Menezes e Washington Rodrigues eram os donos absolutos da posição.
Em pouco tempo, fez dupla com Denis, alguns anos, até retornar à Tupi, com Doalcei Camargo, um grande mestre e amigo. Com ele, Gerson, Celso Garcia, Rui Porto e Ronaldo Castro fez sua primeira Copa do Mundo, em 1978, na Argentina. A segunda foi em 1986, no México, pela TV Manchete.
Iata Anderson, também trabalhou na Suderj, como responsável pela assessoria de imprensa, considerando o Maracanã a sua segunda casa.
Fonte: Polêmica Paraíba
