Lucas Ribeiro ressalta parceria entre governos durante ação federal voltada à saúde da mulher
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu agenda nesta sexta-feira (30) nos municípios de Sapé e Mamanguape, onde participou da solenidade de chegada da Unidade Móvel de Atenção Especializada em Saúde da Mulher, iniciativa do Governo Federal vinculada ao programa “Agora Tem Especialistas”, executado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação integra uma estratégia nacional voltada à ampliação do acesso da população feminina aos serviços de média complexidade, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no cuidado integral à saúde da mulher. Na Paraíba, a iniciativa se soma aos investimentos do Governo do Estado, como a implantação dos Hospitais da Mulher de João Pessoa, Campina Grande e Sousa, fortalecendo a rede de atenção à saúde feminina.
“Essa ação mostra a força da parceria entre o Governo Federal, o Governo da Paraíba e os municípios. Quando os entes trabalham juntos, conseguimos ampliar o acesso aos serviços especializados, reduzir filas e garantir mais dignidade no cuidado com a saúde das mulheres. Na Paraíba, entregamos o Hospital da Mulher de João Pessoa, temos em Campina Grande uma unidade que já se aproxima da metade da execução e iniciamos neste mês as obras da unidade do Sertão, em Sousa. Esses hospitais se somam aos investimentos que o Estado já vem fazendo, fortalecendo ainda mais o SUS e demonstrando nosso compromisso”, destacou Lucas Ribeiro.
Em Sapé e Mamanguape, o programa disponibiliza, em cada município, uma Unidade Móvel de Prevenção e Cuidado da Saúde da Mulher totalmente equipada para atendimentos especializados. Os veículos contam com consultório ginecológico completo, sala de acolhimento, sala de pequenos procedimentos e Central de Material Esterilizado, além de equipamentos como ultrassom diagnóstico, mamógrafo, colposcópio e aparelhos para biópsias e cauterização.
“O programa Agora Tem Especialistas é uma prioridade do presidente Lula e do ministro Alexandre Padilha para garantir acesso ao atendimento especializado, exames e diagnóstico no tempo certo. As unidades móveis complementam o trabalho de estados e municípios, ajudam a reduzir filas e são resultado do investimento federal em parceria com o Governo da Paraíba e as prefeituras, fortalecendo o SUS e o cuidado com a saúde das mulheres”, afirmou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.
A iniciativa utiliza carretas de saúde adaptadas como unidades itinerantes, permitindo a oferta de atendimentos de forma organizada, segura e resolutiva, especialmente em regiões que enfrentam maior demanda reprimida por exames e consultas especializadas.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também participou das solenidades. “No Parlamento, aprovamos as medidas necessárias para que iniciativas como essa saiam do papel e cheguem à ponta, garantindo mais exames, prevenção e cuidado para quem mais precisa”, destacou Hugo Motta.
Também estiveram presentes os prefeitos de Patos, Nabor Wanderley; de Sapé, Major Sidney; de Mamanguape, Joaquim Fernandes; o deputado federal Luiz Couto; e a deputada estadual Daniela do Valle, além de secretários, vereadores e outras lideranças políticas da região.
