Saúde promove oficina de integração dos bolsistas do Projeto Rede de Apoio para Qualificação do SUS na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Amar), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), realizaram, nesta segunda-feira (9), a oficina de integração dos bolsistas do Projeto Rede de Apoio para Qualificação do SUS na Paraíba (ReapQuali/PB). O evento, que aconteceu na Escola Técnica Estadual de João Pessoa (ECIT), em Mangabeira, teve como objetivo discutir as ações que serão desenvolvidas pelos novos bolsistas para fortalecer a gestão do SUS e qualificar os processos de cuidado em todo o território estadual.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, trata-se de uma iniciativa que reafirma o compromisso do Estado da Paraíba com a consolidação de um sistema de saúde público, universal, equânime e integral “alinhado aos princípios constitucionais do SUS e às diretrizes da Atenção Primária à Saúde como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde. O ReapQuali/PB também se afirma como um espaço potente de educação permanente, produção de conhecimento e inovação no SUS. Ao integrar ensino, serviço e gestão, o Projeto contribui para a formação crítica dos trabalhadores, para o fortalecimento da ESP-PB como instituição formadora, e para a construção de práticas mais resolutivas, humanizadas e alinhadas às necessidades da população”. 

O diretor da ESP, Matheus Sprícido, falou da importância da continuidade do Programa. “Política boa é política que permanece ao longo do tempo. Nós estamos muito felizes hoje porque estamos recebendo a continuidade do programa ReapQuali, essa rede de apoio institucional para a Paraíba. São 133 bolsistas que estão chegando. A maioria deles é continuidade, vem dos anos anteriores, com novos objetivos e novos focos. Em 2026 vamos continuar esse trabalho que se trata da institucionalização e operacionalização de sonhos e planos da SES para todo o Estado”, frisou. 

Durante a apresentação do Reap, o coordenador geral Humberto Wanderley lembrou que foi criado e promovido o processo seletivo em 2023. “Em 2024, começaram as atividades com seis eixos e, agora, em 2026, serão nove. Isso é a prova do nosso crescimento e de como somos reconhecidos nos territórios com a missão de apoiar a qualificação dos profissionais do SUS”, declarou. 

O que é o ReapQuali/PB – Mais do que um projeto, o ReapQuali/PB representa um compromisso coletivo com a defesa do SUS, com a valorização do trabalho em saúde e com a construção de uma saúde pública mais forte, solidária e eficiente. Cada bolsista que hoje passa a integrar essa Rede assume um papel fundamental nesse processo: o de ser agente de transformação, mediador de diálogos, articulador de saberes e promotor de mudanças que impactam diretamente a vida das pessoas nos territórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *