Pré-candidatos ao Governo da Paraíba participam de debates feitos pela OAB

Cinco pré-candidatos à sucessão estadual confirmaram presença na 1ª Semana de Debates com Pré-candidatos ao Governo do Estado, com representação no Congresso Nacional, que será promovido pela Comissão de Direito Eleitoral e Parlamentar da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), de 16 a 20 de julho.
Os debates serão realizados de forma individual, no auditório da OAB-PB, das 10h às 11h. Com a seguinte programação: João Azevedo (PSB), no 16/07; José Maranhão (MDB), no dia 17/07; Ligia Feliciano (PDT), no dia18/07; Tarcio Teixeira (PSol), no dia 19/07; e Lucélio Cartaxo (PV), no dia 20/07.
De acordo com o presidente da Comissão de Direito Eleitroal da OAB-PB, Adriana Rodrigues da Silva, os debates serão uma forma dos advogados paraibanos, representantes de outras entidades e à população em geral conhecer as principais ideias de cada pré-canddiato pra condução do Estado.
Segundo a presidente, os debates visam também “apresentar uma pauta de reivindicação da advocacia paraibana para ser inserida no Plano de Governo dos pretensos candidatos e firmar compromissos com eles, caso sejam eleitos, de parcerias precípuas com a OAB-PB, para estimular o amadurecimento institucional, a melhoria da qualidade de vida da população, do acesso à Justiça e a outros direitos fundamentais, sociais e individuais.
O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, destacou a importância da realização do evento e o caráter institucional da ação. Segundo ele, a participação da AOB na organização de debates com pré-candidatos ao Governo do Estado manifesta uma das suas ações institucionais, prevista  no Estatuto da Ordem, em que a OAB colabora no aprimoramento das instituições jurídica e da democracia.
 “O processo eleitoral no nosso País é uma das ferramentas mais importantes para manutenção do estado democrático de direito, uma vez que possibilita a cada cidadão escolher seu representes dentro de um processo licito, legitimo e democrático, e que manifeste a verdadeira intenção do eleitor”, comentou.
Paulo Maia disse ainda, que os debates vão possibilitar que os pré-candidatos ao Governo apresentem suas plataformas, seus projetos, como forma de promover um diálogo com os pretensos candidatos e para conhecer o perfil de cada uma, e como pretendem atuar como governantes do Estado. “A OAB-PB colabora de forma ativa e eficaz para o aprimoramento das instituições no processo eleitoral e no fortalecimento da democracia brasileira”, declarou, revelando, que também serão promovidos outros debates, entre eles com os postulantes ao Senado, com forma de sabatiná-los e apresentar uma pauta com as principais demandas da advocacia paraibana.
Cada participante do evento terá 25 minutos para expor seus planos de governo à plateia.  Em seguida, haverá a concessão de pelo menos 20 minutos para perguntas – que serão elaboradas com base nos documentos das Propostas da OAB-PB para as Eleições 2018 –, dos quais 15 minutos estão reservados para o pré-candidato (a) formular as suas respostas. Duas perguntas serão feitas por advogados e uma pelo público presente. Na sequência, cada pré-candidato(a) terá até 10 minutos para suas considerações finais e o encerramento ocorrerá após a entrega do documento da OAB-PB e assinatura de um protocolo de intenções.
Portal Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *