Congresso da Educação do Estado da Paraíba discute a terceirização da Educação

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, proferiu a célebre frase do Educador Paulo Freire durante o seu discurso neste Congresso, citando que a “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Com esta fala recebeu os aplausos de todos e todas que assistiam atentos, a sua palestra. Além dessa, o primeiro dia do Congresso Estadual da Educação (31.08) contou com uma programação extensa e muito proveitosa para todos os congressistas presentes.

A primeira atividade oficial do Encontro foi a realização da leitura do regimento e sua aprovação juntos os delegados e delegadas presentes. Em seguida tivemos a palestra do professor Luiz Fernandes Dourado, Professor Titular e Emérito da UFG, Doutor em Educação pela UFRJ, que abordou o Tema Central deste Congresso “As Reformas e a Terceirização na Educação”, o momento foi de muitos esclarecimentos e troca de experiências entre todos que assistiam à exposição. Fechando as atividades do período da manhã, tivemos a palestra do professor Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, realizando uma análise profunda acerca das Conjunturas – Nacional e Internacional.

Durante a tarde, o debate com os candidatos do Governo do Estado da Paraíba foi a única programação em pauta. Com presença dos candidatos Tárcio Teixeira, Rama Dantas e Bruno Rodrigues, este último candidato a vice-governador e representante do candidato Zé Maranhão neste encontro. O debate foi intenso, mas sempre contou com o respeito entre os candidatos. A educação do Estado da Paraíba foi colocada em foco em todos os questionamentos levantados pelo mediador do encontro, o jornalista Marcelo José. Ao fim do debate foi apresentada uma Carta de Intenções contendo propostas de reivindicações para a educação estadual, elaborada pelo SINTEP-PB. Todos os candidatos se comprometeram com o conteúdo presente na mesma, realizando a assinatura do documento durante o encontro.

A última atividade do dia foi a realização da Cerimônia de abertura, que contou com a participação das representações sindicais de entidades consagradas entre os movimentos sociais, entre eles: Antonio Arruda das Neves, representando o SINTEP-PB, Heleno Araújo, representando a CNTE, Paulo Marcelo, representando a CUT, Vitória Ohara, representando a APES, Carlos Henrique, representando o Conselho Estadual da Educação e Giselda Freire, representando o Fórum Estadual de Educação. A mesa foi composta e, entre as falas, a frase repetida e pronunciada por todas e todos foi o clamor de “LULA LIVRE”. Em seguida, todos os presentes se reuniram em festividades pela comemoração do sucesso do Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba.

Vejam as fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *