Acal realiza debate histórico sobre aniversário de Cajazeiras

A Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) realizou, no último sábado (22), um debate histórico sobre o “Aniversário de Padre Rolim e a emancipação política de Cajazeiras”. O debate contou com as participações de Francisco Sales Cartaxo Rolim (Frassales), presidente da entidade, José Antônio Albuquerque e Francisco das Chagas Amaro, acadêmicos, com mediação de Mariana Moreira, sendo gerado através do aplicativo Zoom e transmitido ao vivo pela Rádio Alto Piranhas e TV Diário do Sertão.

No debate, os três acadêmicos questionaram a data relativa ao aniversário de Cajazeiras. José Antônio de Albuquerque enfatizou que Cajazeiras tem três efemérides que marcam sua história. A de 22 de agosto, referente ao aniversário de nascimento de Padre Rolim, a de emancipação política do município, em 23 de novembro e a de 10 de julho, quando Cajazeiras foi elevada de vila a município.

“Uma coisa é a merecida e justa homenagem à memória do padre Rolim, no dia 22 de agosto. Outra é o regozijo coletivo, ufanista, pela emancipação política e administrativa do município de Cajazeiras, formalizada em 1863, por força da lei provincial nº 92, de 23 de novembro. Naquela data nasceu o município de Cajazeiras, com sede na vila do mesmo nome, e território desmembrado de Sousa”, esclarece Frassales.

A Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) foi criada e instalada em 24 de maio de 2019, tendo atualmente 38 membros e 40 patronos. Francisco Sales Cartaxo Rolim ocupa a cadeira 7, cujo patrono é Antonio Joaquim do Couto Cartaxo; José Antônio ocupa a cadeira 27, cujo patrono é José Thomaz de Albuquerque; e Chagas Amaro ocupa a cadeira 7, cujo patrono é o professor Antônio José de Sousa. Mariana Moreira, mediadora do debate, ocupa a cadeira 39, que tem como patronesse a professora Vitória Bezerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *