Jovens entre 12 e 18 anos são 90% dos novos fumantes, afirma médico

Fumante(Foto: Divulgação/Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

As estatísticas apontam que 90% dos novos fumantes têm entre 12 e 18 anos de idade. A informação é do pneumologista Sebastião Costa, médico cooperado da Unimed João Pessoa. O médico atribui aos investimentos em publicidade da indústria tabagista e à falta de políticas públicas para combate do tabagismo entre esse público como fatores que influenciaram essa realidade.

Segundo Sebastião Costa, há cerca de 35 anos foram criados programas de tabagismo voltados para adultos, que aos poucos abandonaram a nicotina. “Hoje, menos de 10% dos adultos seguem inalando as substâncias nocivas do tabaco. Essa conscientização, lamentavelmente, não chegou na cabeça do adolescente”, afirmou.

Sebastião aponta para outro fator que tem contribuído para o aumento do tabagismo entre os mais novos: o cigarro eletrônico, que já é consumido por 20% dos jovens brasileiros. “O usuário do cigarro eletrônico tem 3 vezes mais chances de se tornar dependente do cigarro convencional do que uma pessoa comum”, afirmou.

Exposição

O Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB), do qual a Unimed João Pessoa faz parte, está realizando uma série de ações como parte do Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (29 de agosto) – para alertar sobre os perigos do cigarro. Até a próxima sexta-feira (9), haverá banners na sede da Unimed João Pessoa com imagens sobre os malefícios do cigarro.

Palestras em escolas, rodas de diálogo sobre o tema, distribuição de material educativo, incineração dos produtos derivados do tabaco apreendidos pela Receita Federal e Procon-PB são algumas das ações que foram programadas pelo Comitê.

Portal Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *