Atriz cajazeirense Marcélia Cartaxo é homenageada pela Academia Paraibana de Letras

A atriz Marcélia Cartaxo, paraibana de Cajazeiras, foi uma das homenageadas em sessão solene da Academia Paraibana de Letras (APL) na terça-feira (12). O evento integrou a agenda de atividades culturais relacionadas ao aniversário da casa e artistas ilustres da Paraíba também foram agraciados com a mais alta honraria da academia, a Medalha Oscar de Castro do Mérito Cultural.

A solenidade aconteceu na sede da casa, localizada no Centro de João Pessoa, e se dedicou a homenagear figuras de grande relevância para a cultura paraibana, como as atrizes Zezita Matos e Marcélia Cartaxo, o escritor, artista plástico e ator Waldemar José Solha e o poeta e repentista Oliveira de Panelas. A honraria também se estendeu a instituições que têm se dedicado ao incentivo e valorização da literatura paraibana.

A solenidade teve início com a entrega dos diplomas às organizações homenageadas. Em seguida, os artistas receberam a Medalha Oscar de Castro do Mérito Cultural. De acordo com o presidente da casa, Ramalho Leite, a sessão foi realizada como uma forma de prestigiar aqueles que se dedicam à cultura na Paraíba. Isto porque, sistematicamente, existe uma limitação para se imortalizar pessoas na casa, que conta com 40 cadeiras. Ramalho explicou, ainda, que a Medalha Oscar de Castro é a mais alta comenda da APL.

A fundação da APL completou 82 anos na quinta-feira (14), mas as comemorações pelo aniversário da casa já estão acontecendo desde o dia 22 de agosto, quando houve o lançamento da segunda edição da biografia de Joaquim da Silva, escrita pelo historiador Sales Gaudêncio.

Coisas de Cajazeiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *