Finalização de aquedutos em Cachoeira dos Índios avança obra do Ramal do Apodi
Dois aquedutos do Ramal do Apodi, parte da transposição do Rio São Francisco, estão sendo finalizados na zona rural de Cachoeira dos Índios, na Região Metropolitana de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba.
O aqueduto no sítio Marias Pretas, sobre o Rio São José, está concluído, enquanto o aqueduto da Pitombeira está em fase final de construção. O Ramal do Apodi, trecho IV do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), levará águas do Rio São Francisco desde o Reservatório de Caiçara, em Cajazeiras, até o reservatório Angicos, em José da Penha, no Rio Grande do Norte, ao longo de 115,4 quilômetros. As informações são do Coisas de Cajazeiras.
A vazão será de 40 m³/s até o quilômetro 30,2, onde haverá uma derivação para o Ramal do Salgado, que levará águas ao Ceará. Após a derivação, a vazão será de 20 m³/s. O Ramal do Apodi atenderá aproximadamente 750 mil pessoas em 54 cidades da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A estrutura de controle da barragem de Caiçara já está liberando água pelo canal do Apodi, em fase de testes, rumo à barragem da Baixa Grande.