“Ynio, canto às Yabás”: Companhia Luna estreia espetáculo performático em Cajazeiras

Encenando atualmente “A feia de Caruaru” e “A Bela e o Lobisomem”, um adulto e um infantil, a Companhia Luna de Teatro, da cidade de Cajazeiras (PB), se prepara para estrear seu terceiro espetáculo: “Ynio, canto às Yabás”, contando as histórias da tradição Yorubá e da Mitologia dos Orixás Yemanjá, Nanã, Iansã e Oxum.

“Existe uma África dentro de nós. Mora aqui um misticismo que não se explica pela lógica do discurso terreno. É preciso dançar, tocar, cantar, contar”, é assim que o autor e diretor do espetáculo, Daniel Dantas, conhecido do público pelo seu trabalho nos palcos e em escolas, como professor de arte, inicia a apresentação do novo trabalho da Luna.

Nas suas palavras, “Ynio, canto às Yabás é um espetáculo cênico-musical-performático”, diferente de tudo que vem sendo montado em Cajazeiras nos últimos anos.

“YNIO é uma celebração à força feminina das yabás que se manifesta pelos elementos da natureza. A fertilidade de Oxum, as águas de Yemanjá, os ventos e raios de Iansã e a sabedoria de Nanã são contadas, nessa obra épica, por meio da dança, música (xirê) e contação de histórias”, prossegue Daniel Dantas na sua apresentação.

“Acreditamos que o Divino não deve ser representado. Sendo assim, não é, pois, um espetáculo de representação de terreiros de Candomblé ou Umbanda, embora tenha sido referenciado por essas religiões, mas um espetáculo de celebração e saudação às grandes guerreiras que renderam histórias e inspiram formas diferentes de conceber a vida”, finaliza o autor e diretor.

O elenco de “Ynio, canto às Yabás”, que tem sua estreia marcada para o dia 9 de junho, às 19h00, no Teatro Írcales Pires (Ica), em Cajazeiras (PB), com reapresentação no dia 10, no mesmo horário, é formado pelo atores Maglandyo da Silva Santos, Sílvia Teixeira, Fernanda C. Aguiar, Gilmara Monara, Waleska Tupiná e Gabrielly Silva.

Lenilson Oliveira, do DestaquePB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *