UFPB desenvolve ferramenta que identifica fraudes em obras públicas

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais da Universidade Federal da Paraíba (NEPEM/UFPB) e a Polícia Federal realizam, em parceria, um projeto que tem como objetivo desenvolver tecnologias para identificar fraudes tanto em fases do processo de licitação quanto na execução de serviços de engenharia na área pública, além de contribuir na formação de recursos humanos qualificados.

O projeto “Desenvolvimento de tecnologias e formação de recursos humanos em engenharia legal destinados à automatização aplicáveis a análises de conformidade de obras públicas” foi desenvolvido a partir de demanda da PF e foi aprovado no edital público do Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (PROCAD – Segurança Pública e Ciências Forenses), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O projeto

Há também a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense. O professor Sandro Marden Torres, presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, é coordenador do projeto e explica que a área de atuação da UFPB está definida em duas principais linhas, uma voltada para computação e outra para a área de materiais.

Na área de materiais, a atuação dos pesquisadores está na criação de tecnologia capaz de analisar parâmetros de desempenho, propriedades e composição que definem se um material está em conformidade com o especificado para determinada obra pública, sem a necessidade de extração de amostras que danifiquem grandes áreas construídas.

De acordo com o Chefe do Setor Técnico-Científico da PF na Paraíba (SETEC), o perito criminal federal José Alysson Medeiros, o PROCAD visa estimular alunos a desenvolverem pesquisas que atendam aos problemas da criminalística, de forma que, segundo ele, os desvios de recursos na engenharia de obras públicas podem ser apontados considerando a qualidade dos materiais utilizados, quantidades e valores.

Portal Correio

Foto: Divulgação/UFPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *