Dança das cadeiras: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

As conjunturas para as Eleições de Outubro, estão a todo vapor, alianças. federações e filiações, movimentam o noticiário político nacional.

Aqui na Paraíba, não é diferente. A aliança PT e MDB, o anúncio de Nilvan Ferreira como candidato ao Governo, a filiação do Governador João Azevêdo no PSB e muitas outras histórias se tornaram assunto nas rodas de conversa e nos grupos de Whats APP.

A janela partidária aberta nesta última quinta-feira (3), que dura até o dia 1 de abril, é o prazo para deputados estaduais e federais mudarem de partido sem correr o risco de perder o mandato. Várias mudanças importantes já ocorreram nesta primeira semana de janela. Nessa matéria vamos elencar todos os nomes que mudaram de partido, e a quais cargos eles irão concorrer.

Mudanças na Assembleia Legislativa

adriano galdino e1606307484291 - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022Adriano Galdino

O Presidente da Casa sai do PSB e vai disputar a eleição  pelo Republicanos.

Anderson Monteiro

O Deputado que se elegeu pelo PSC, irá para o MDB, junto com o seu pai, o ex-Deputado Arnaldo Monteiro

cabo gilberto   foto walla santos - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Cabo Gilberto Silva, deixou o PSL, e vai se filiar ao PL, partido do qual será vice-presidente e pelo qual pretende disputar uma vaga na Câmara Federal.

WhatsApp Image 2021 07 08 at 12.49.46 1 - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

Estela Bezerra, Cida Ramos e Jeová Campos

Apoiadores do ex-Governador Ricardo Coutinho, os três deputados deixam o PSB e irão para o PT, com Estela concorrendo a uma vaga na Câmara Federal,

61fee8201efa5 Erico Djan 12 - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

O deputado ainda não confirmou oficialmente, mas não deve tentar a reeleição, ele está muito próximo de se desfiliar do Cidadania e ir para o MDB, junto com a sua esposa Germana Wanderley, que será candidata a Assembleia.

Taciano Diniz - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

Taciano Diniz

O deputado sairá do Avante, e vai disputar a reeleição pelo União Brasil.

eduardocarneiro - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

O deputado sai do PRTB, e se torna uma das principais lideranças do PROS no Estado.

junioraraujoavante - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

Júnior Araújo

Ainda não está confirmado, mas o Deputado, tem tudo para ser a primeira grande adição do PSB, após a volta de João Azevêdo.

raniery paulino walla santos 7 - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

Após o anúncio da chapa MDB e PT, um dos nomes mais antigos no MDB, Raniery Paulino, decidiu sair do partido por não concordar com às ações do Senador Veneziano Vital e vai tentar a reeleição pelo Republicanos.

wilson filho - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

Wilson Filho

O líder do Governo na Assembleia, ainda não decidiu qual será a sua nova legenda, o filho do Deputado Federal Wilson Santiago, pode seguir os passos do pai e ir para o Republicanos ou acompanhar o Governador João Azevêdo, e se transformar em uma das principais lideranças do novo PSB na Paraíba.

Mudanças na Câmara Federal

Wilson Santiago 1 1 - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

Wilson Santiago

Como já mencionado na matéria, Wilson Santiago, saiu do PTB e tentará a reeleição pelo Republicanos.

WhatsApp Image 2021 09 10 at 15.15.27 - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

Deputado eleito em 2018, pelo PSL, então partido de Bolsonaro, Julian Lemos irá para o União Brasil e tentará a reeleição se desgarrando da imagem do Presidente, outra adição importante ao União Brasil, será Efraim Filho, consolidado como uma das lideranças da Paraíba na Câmara, o Deputado quer concorrer ao Senado com o apoio do Governador João Azevêdo.

EDNA HENRIQUE - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

Edna Henrique

A deputada federal Edna Henriques deixou os quadros do PSDB e vai se filiar ao Republicanos. Ela decidiu não disputar a reeleição, mas vai ajudar na campanha eleitoral do filho, Michel Henriques, que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo partido.

Mudanças nas Chapas Majoritárias

Ricardo Coutinho 1 - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

Ricardo Coutinho

O ex-Governador volta às suas raízes, filiado ao PT até 2003, Ricardo Coutinho, foi a cara e a força do PSB no estado, de 2003 até 2022, após divergências internas no partido, causadas principalmente pelo racha com o antigo aliado e agora desafeto, João Azevêdo, Ricardo volta ao PT, disposto a apoiar Lula na disputa pela Presidência e de formar um palanque forte, para o renascimento do partido na Paraíba.

Veneziano Vital

Outro político que retorna às suas origens, é o Senador Veneziano Vital do Rego, eleito no pleito de 2018, pelo PSB, Veneziano irá disputar o Governo do Estado pelo MDB, partido no qual se tornou uma das principais lideranças no estado, a partir da sua vitória na eleição para Prefeito de Campina Grande em 2004, onde derrotou o saudosos Rômulo Gouveia, uma das maiores vozes contra o Presidente Bolsonaro, no Senado Federal, Veneziano terá o apoio do PT e de Lula em Outubro.

nilvan 1 - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

Derrotado em uma disputa acirrada pela Prefeitura de João Pessoa em 2020, o apresentador Nilvan Ferreira saiu do MDB, e irá concorrer ao Governo, pelo PTB, Nilvan está formando uma grande aliança de oposição ao Governador João Azevêdo, com nomes conhecidos da direita no estado, como Walber Virgolino, Bruno Roberto e Cabo Gilberto, tentando atrair votos dos conservadores e eleitores do presidente Jair Bolsonaro.

joao azevedo2 foto walla santos - DANÇA DAS CADEIRAS: Confira os políticos paraibanos que mudaram de partido em 2022

João Azevêdo 

A principal mudança no cenário político paraibano, é sem dúvida o retorno do Governador João Azevêdo ao PSB, após uma saída conturbada, marcada pela briga com Ricardo Coutinho, João deixa o Cidadania e volta ao partido no qual venceu a eleição em 2018.

Polêmica Paraíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *